A mudança foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que informou que a transferência ocorreu a pedido da defesa, sem detalhar os motivos.

Urgente: ex-jogador Robinho deixa a prisão

O ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, foi transferido na manhã desta segunda-feira (17) da Penitenciária II Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé conhecida como o “presídio dos famosos” para o Centro de Ressocialização de Limeira, no interior de São Paulo. A mudança foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), que informou que a transferência ocorreu a pedido da defesa, sem detalhar os motivos.

Robinho está preso desde março de 2024, após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologar a sentença da Justiça italiana que o condenou a nove anos de prisão pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa em 2013, em Milão, quando atuava pelo Milan.

A Itália solicitou a extradição do atleta, mas o Brasil não extradita cidadãos brasileiros. Com isso, a pena passou a ser cumprida em território nacional.

 
Em setembro deste ano, o ex-jogador teve novo pedido de liberdade negado, e a Procuradoria-Geral da República voltou a se posicionar contra um habeas corpus apresentado pela defesa. O Supremo Tribunal Federal ainda não analisou o pedido.

Rotina em Tremembé e redução de pena
Durante sua passagem pela Penitenciária II de Tremembé, Robinho afirmou “nunca ter recebido tratamento diferente” dentro da unidade. Ele também conseguiu reduzir 69 dias da pena ao participar de atividades educacionais, como leitura de livros e aulas.

A penitenciária é conhecida por abrigar criminosos de grande repercussão, como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Edinho, filho de Pelé.