A operação denominada Marruá foi desencadeada ontem na região da Nhecolândia, área rural de Corumbá.

Um dos homens mortos em confronto respondia processo por furto de gado
Gado encontrado em poder dos dois homens mortos em confronto com a polícia. / Foto: Divulgação/ Polícia Civil

Joilce Castello Soares, de 43 anos, um dos mortos em confronto durante a Operação Marruá, na região da Nhecolândia, área rural de Corumbá, realizada nesta quarta-feira (18), já foi denunciado por furto de gado e associação criminosa. O comparsa dele, Vadilson Candelário, também foi baleado e não resistiu.

Conforme a denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), entre 2019 e 2022, Joilce e outros quatro comparsas entraram em várias propriedades rurais na região do Pantanal e furtaram ao menos 100 cabeças de gado. Eles utilizavam o método conhecido como “formiga', ou seja, perfuravam o focinho do animal e amarravam com uma corda ou arame.

Na sequência, os acusados puxavam os animais amarrados pela corda até a beira de um rio, próximo à propriedade. Na sequência, parte do gado era carneado, o restante colocado dentro de um barco da quadrilha e transportado até a propriedade deles. Na ocasião, Joilce foi preso em flagrante, mas depois foi solto. Tanto na fase policial quanto na judicial, negou a autoria do crime. Ele ainda não havia sido julgado.

Caso - A operação de ontem cumpria mandados de busca e apreensão contra crimes de furto qualificado, roubo, dano e homicídio praticados por organização criminosa, quando foram encontrados numa propriedade placas solares, bomba de água, fios de energia elétrica e cerca de 100 cabeças de gado bovino com sinais aparentes de remarcação.

Segundo a Polícia Civil, durante a ação, as equipes policiais foram surpreendidas por disparos de arma de fogo disparados por um dos alvos da investigação e por outro agressor. A dupla foi baleada e chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

Em poder do primeiro dos investigados foi localizada uma arma de fogo do tipo espingarda adaptada para calibre 22, contendo cinco munições e uma deflagrada. Com o segundo homem, foi encontrada um revólver calibre 38, contendo quatro munições.