UEMS tem 50 vagas em Programa de Mobilidade Nacional

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) irá ofertar 50 vagas dentro do Programa de Mobilidade Nacional (PMN) da Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais) que é integrada por diversas Instituições de Ensino Superior (IES).

De acordo com Silvana Lucato, representante institucional do PMN na UEMS, o Programa vem sido desenvolvido desde 2013 e se aprimorando a cada nova edição. "A UEMS integra a Câmara de Mobilidade da Abruem. Nesse sentido, desde o início da implantação do PMN, estamos nos aperfeiçoando para ofertar, gradativamente, uma maior quantia de vagas para que interessados de outras IES venham conhecer nossa instituição", informa Silvana.

O cronograma do PMN para este segundo semestre foi apresentado em reunião administrativa da Abruem, ocorrida no último dia 10, pelo prof. Herbert Melo contato institucional do PMN na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entre as IES participantes estão instituições como a USP, Unesp, Unemat, Unicamp, UEM e UEL.

O novo cronograma tem como mês referência o mês de setembro para cadastro de vagas pelos coordenadores institucionais do PMN nas respectivas universidades com aulas na Universidade de destino previstas para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2017 (confira o cronograma no final da matéria).
Das vagas

A UEMS ofertará 50 vagas para acadêmicos de outras Universidades com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos participantes trocas culturais e contato com novas realidades em IES de outras cidades e estados brasileiros. A oferta será feita mediante a publicação de Edital específico.

"O PMN contempla tanto os próprios acadêmicos da UEMS que desejam vivenciar períodos em outras Universidades, como alunos de outras IES que queiram vir pra cá. Cada integrante do programa passa pela experiência de um semestre na instituição visitante e todos devem apresentar um plano de estudo, identificando as disciplinas ofertadas que têm interesse", informa Silvana.
Inscrições

Os acadêmicos da UEMS interessados em participar do Programa de Mobilidade Nacional da Abruem devem se atentar aos prazos. De acordo com o Cronograma do PMN 2016/17, o período para cadastro de vagas pelos coordenadores institucionais da Mobilidade Nacional das IES participantes será de 12 a 30 de setembro.

Os estudantes que tenham interesse na mobilidade nacional devem identificar quais dessas universidades oferecem os cursos nos quais eles atualmente estão matriculados. Acesse AQUI a lista de instituições. Cada uma das instituições lança editais próprios para receber estudantes em seus cursos. Em caso de dúvidas, entre contato com a Assessoria de Relações Internacionais da UEMS (Arelim) no telefone (67) 3902-2376.