Senadora bolsonarista do PP de Mato Grosso do Sul exaltou “a diplomacia estatal e empresarial”; direita entrou na postagem e repreendeu a política, que já foi cotada até para disputar o Planalto.
A senadora e ex-ministra da Agricultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), Tereza Cristina (PP-MS), passou a ser criticada por apoiadores do ex-presidente depois de elogiar a diplomacia do governo federal em postagem no X, neste sábado (15.nov.2025).
Na publicação, a senadora afirma que a redução parcial das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos para produtos como café, carne e frutas é um alívio para o agronegócio brasileiro. “Os 40% não caíram ainda, mas temos visto sinais importantes de que a diplomacia estatal e empresarial podem fazer a diferença”, afirmou.
Cristina, que se posiciona como uma das principais apoiadoras do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no setor do agronegócio, sofreu críticas nas redes sociais pelo posicionamento.
TARIFAÇO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), anunciou nesta 6ª feira (14.nov.2025) a redução das tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomate e banana, entre outros produtos. O decreto derruba a tarifa recíproca de 10% imposta em abril, mas não muda a taxa extra de 40%, que passou a vigorar em agosto.
A medida passa a valer de forma retroativa desde as 2h01 (horário de Brasília) da 5ª feira (13.nov). Leia a íntegra (PDF – 91kB).
No texto, Trump disse que tomou a decisão após “considerar as informações e recomendações apresentadas por essas autoridades, o andamento das negociações com diversos parceiros comerciais, a demanda interna atual por determinados produtos e a capacidade doméstica de produzi-los, entre outros fatores”.