Projeto de lei sobre o assunto foi sancionado e publicado nesta terça-feira (8)

A Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus em Campo Grande será comemorada anualmente na primeira semana do mês de maio. A lei que institui a data foi sancionada pela prefeita em exercício Adriane Barbosa Nogueira Lopes e publicada no Diário Oficial (Diogrande) desta terça-feira (8).
Conforme a publicação, o objetivo da semana comemorativa é “ divulgar os principais sintomas e as unidades de tratamento do Lúpus em Campo Grande”, “promover debates sobre o tratamento e a importância do diagnóstico precoce da doença” e “ estimular os cidadãos campo-grandenses a realizarem exames específicos periódicos voltados para o diagnóstico do Lúpus”.
As ações serão de responsabilidade do Executivo Municipal e deverão ser feitas em espaços públicos em parceria com a sociedade civil.
A data foi escolhida porque no dia 10 de maio é celebrado o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus.
A DOENÇA
Conforme as informações divulgadas no projeto de lei, o lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune, complexa e de difícil diagnóstico, podendo afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos. Além de fatores hormonais, infecciosos, genéticos, emocionais ou ambientais podem desencadear a doença.
Ainda não existe cura para o lúpus, somente tratamento para o controle da doença, dessa maneira. Lembrando que, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.