Empresa Jatobá Entreposto de Pescados recebe do Título de Registro do Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju – SIMM, sob nº 014/2018, que concede a utilização do Selo de Qualidade e Garantia em seus produtos.

Secretária de Desenvolvimento entrega Título de Registro para entreposto de pescados em Maracaju
Jatobá Entreposto de Pescados recebe do Título de Registro do Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju – SIMM. / Foto: Assessoria de Imprensa

Na quinta-feira (13) Renata de Azambuja Silva Miranda Cruz, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e o Coordenador do SIMM Tiago Corrêa (Medico Veterinário), realizaram na empresa Jatobá Entreposto de Pescados a entrega do Título de Registro do Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju – SIMM, sob nº 014/2018, que concede a utilização do Selo de Qualidade e Garantia em seus produtos.

O Empresário Claudinei Fachi, proprietário do Jatobá Pescados, recebeu a autorização para iniciar as atividades de manipulação de pescados, podendo fornecer seus produtos no município. Na oportunidade a Secretária acompanhada do Coordenador do SIMM juntamente com o Responsável Técnico do estabelecimento o Médico Veterinário Anderson Vendruscolo e os proprietários visitaram as instalações do entreposto, onde foi apresentado as etapas do processo de manipulação.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, sendo responsável pela inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal no âmbito municipal. Segundo a Lei Municipal n°. 1.681/2012 é obrigatória à inspeção e fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos os produtos de origem animal, no Município de Maracaju.

 Atuação:

O SIMM controla a qualidade dos produtos de origem animal (carnes, queijo, ovos, mel, leite e seus derivados). Monitorando e inspecionando a higiene na industrialização e manipulação desses produtos (lingüiças, charques, carnes temperadas), Diminuindo assim os índices de clandestinidades dos estabelecimentos e conseqüentemente riscos à saúde publica através de doenças como: teníase, brucelose, tuberculose, listeriose, salmonelose.

Outras vantagens da implantação do SIM:

- Garantia de qualidade do produto ofertado;
- Credibilidade junto ao consumidor;
- Produtos com maior valor agregado;
- Busca de novos mercados;
- Alimentos livres de zoonoses e toxinfecções;
- Proteção à saúde dos manipuladores e consumidores;
- Fiscalização dos estabelecimentos;
- Combate ao comércio de produtos clandestinos;
- Correto manejo dos dejetos produzidos no processo;
- Preservação ambiental;

Os interessados podem requerer a regularização de sua atividade procurando a Coordenadoria do Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju, localizado na Rua Melânio Garcia Barboza 861, podendo assim tirar todas as dúvidas para registrar sua empresa.

Secretária de Desenvolvimento entrega Título de Registro para entreposto de pescados em Maracaju