
Desde que foram comprovados os malefícios do cigarro, fumar deixou de ser sinônimo de elegância. São mais de 40 doenças relacionadas ao tabagismo, que diminuem o tempo de vida dos homens em dez anos e, para as mulheres, esse número aumenta para 14.
O tabaco é capaz de causar as mesmas doenças para qualquer pessoa que inala a fumaça, seja fumante ou não.
No Ser Saudável, a apresentadora Lívia Hartmann, que é médica, acompanha a história de quem conseguiu vencer a dependência do tabaco.
Delmar da Silva, 58, fumava desde os 19 anos. Por conta de um princípio de infarto e histórico de morte na família, causado justamente pelo cigarro, Delmar buscou motivação para abandonar a dependência.
A qualquer momento em que se decide parar de fumar, o risco de doenças relacionadas ao cigarro já começa a ser reduzido.
Para Delmar, a decisão de abdicar do tabagismo foi determinante para melhorar sua qualidade de vida. Claro que o apoio da família e o tratamento com medicamentos foram fundamentais para a transformação.
O programa mostra por que o cigarro causa dependência e quais os efeitos no organismo. Além das formas de tratamento, que especialistas descrevem e esclarecem.
Entre os especialistas estão a médica e chefe do programa de tratamento do tabagismo INCOR/USP, Jaqueline Issa; e o psiquiatra do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, Ângelo Campana. Este episódio foi produzido sob orientação do professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unisinos, Rogério Horta.