O caso confirmado se trata de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.

RS confirma primeiro caso da variante Ômicron; Brasil tem seis casos de nova cepa
Foto de ilustração sobre a variante Ômicron do coronavírus. / Foto: REUTERS/Dado Ruvic

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) do Rio Grande do Sul confirmou, na tarde desta sexta-feira (3), o primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus no estado.

O caso confirmado se trata de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana.

Com isso, o Brasil tem seis da nova cepa do coronavírus: três em São Paulo, dois no Distrito Federal e, agora, a confirmação do caso no Rio Grande do Sul.

A Vigilância em Saúde do estado recebeu a amostra da paciente no início da tarde desta quinta e realizou o sequenciamento genômico completo do vírus, que confirmou a variante identificada inicialmente em países do sul da África.

A mulher está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela vigilância em saúde do município.

Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19 e, após testar positivo, apresentou febre. Os contactantes também serão testados para a doença.

Diante da confirmação da nova variante no estado, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, reforçou a necessidade de reforço nos cuidados básicos, especialmente o uso de máscara e o distanciamento adequado.

Além disso, as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar as unidades de saúde. Nesta sexta, 842 mil pessoas do estado estavam com a segunda dose em atraso, e 721 mil com a dose de reforço atrasada.