Participação nas eleições em 2024 foi a menor em um eleição geral desde 2001

O governo britânico anunciou, nesta quinta-feira (17), que pretende diminuir a idade mínima para votar em todas as eleições do Reino Unido para 16 anos. A reformulação no sistema democrático do país alinhariam, segundo o governo, os direitos de voto com Escócia e País de Gales, onde eleitores mais jovens já votam em eleições descentralizadas.
“Estamos tomando medidas para quebrar as barreiras à participação, o que garantirá que mais pessoas tenham a oportunidade de se engajar na democracia do Reino Unido”, afirmou a vice-primeira-ministra Angela Rayner em um comunicado.
No país, a idade mínima para votar atualmente é de 18 anos. No entanto, nas eleições gerais de 2024, o índice de participação foi o menor desde 2001, com 59,7%, conforme relatório parlamentar.
Segundo a biblioteca da Câmara dos Comuns, pesquisas feitas em nações que reduziram a idade mínima do voto para 16 anos mostram que os jovens tinham maior probabilidade de votar do que os que se tornaram elegíveis pela primeira vez aos 18 anos. Além disso, não registraram impacto nos resultados eleitorais.