Moradores dizem que vários animais têm aparecido cada vez mais na área urbana por conta das queimadas nos últimos dias.

Queimadas assustam tamanduás e até antas fogem para as ruas no Noroeste
Anta foi vista atravessando rua em plena luz do dia no bairro Noroeste. / Foto: Direto das Ruas

Animais silvestres como tamanduás e até antas são vistos cada vez mais pelas ruas do Noroeste. Fotos enviadas pelo Direto das Ruas mostram os animais circulando por lá até durante o dia. O motivo são as queimadas provocadas na área de vegetação entorno da área urbana.

O chapeiro Alisson dos Santos Arcanjo, 25, que mora há três anos em uma área próxima de uma floresta disse que os bichos já são vistos em outras épocas principalmente à noite, mas nos últimos dias eles estão saindo cada vez mais na área urbana.

“Eles estão aparecendo mais nesse tempo de seca por casa do fogo que colocam aí no mato. É só botar fogo aparecem cobras, ratos. Semana passada colocaram fogo aí na frente e o meu gato saiu correndo atrás de uma ratazana aqui em casa”, contou. “Voltando do trabalho à noite eu tenho visto muitas lebres escuras cruzando na frente do carro”, acrescentou.

As queimadas têm ocorrido com tanta frequência no bairro que durante a presença do Campo Grande News no bairro na manhã desta quinta-feira (11) a equipe contou três áreas de vegetação em chamas.

Queimadas - Conforme a prefeitura, as queimadas podem resultar em multa de até R$ 5 mil para seus autores. Denúncias podem ser encaminhadas aos telefones 193 (Corpo de Bombeiros) e 156 (Prefeitura da Capital).

Animais - Em caso de animais deparados na área urbana, as equipes da Patrulha Ambiental em Campo Grande podem ser acionadas pelo telefone gratuito 153.

Outro morador que associa o aparecimento dos bichos às queimadas é Janilson Martins Júlio, 42. “Toda noite a gente ouve o cachorro latindo muito por causa de tamanduá perto de casa. A última vez que vimos um estava ali perto do pé de limão. Vira e mexe tem fogo aí. A gente reclama para não colocar fogo, mas o pessoal acha ruim”, disse o morador.