Quase 1 ano após ataque de tubarão, Fanning retorna a J-Bay com vitória
Mick Fanning retornou a Jeffreys Bay com vitória / Foto: Tostee / WSL

Mick Fanning nunca esquecerá do dia 19 de julho de 2015. Naquele dia, ele levou o maior susto de sua vida, ao escapar de um ataque de tubarão durante a final da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul. Depois de um ano de fortes emoções, que terminou com a perda do título mundial e o luto com a morte do irmão mais velho, o tricampeão decidiu desacelerar e tirar um ano quase sabático em 2017, disputando apenas algumas etapas. Mas uma delas ele fez questão de estar presente. Justamente J-Bay. E quase um ano após o imenso susto, o australiano teve a coragem de voltar ao local e encarar o trauma de frente. Tudo para que a praia sulafricana, onde já venceu em três ocasiões, não ficasse marcada por um episódio ruim.

Quis o destino que o chaveamento o colocasse logo na primeira bateria do primeiro round. E quase que uma lesão no tornozelo durante os treinos o impede de disputar o evento, válido como 5ª etapa do Circuito Mundial. Mas nesta quarta-feira, Mick entrou na água e se mostrou incrivelmente à vontade. Com diversas batidas, rasgadas e até um tubo, Fanning mostrou seu vasto repertório para vencer a bateria com a pontuação de 13.67, classificando-se para a 3ª fase e enviando o brasileiro Alejo Muniz (10.80) e o americano 9.97 para a repescagem.

Neste primeiro dia da janela da etapa foram disputadas as baterias do round 1. Os brasileiros mais bem colocados no ranking foram bem. Vice-líder da temporada, Gabriel Medina venceu o havaiano Dusty Payne e o compatriota Alex Ribeiro, com direito a nota 9.10. Atual campeão mundial, Adriano de Souza desbancou os australianos Kai Otton e Josh Kerr. Italo Ferreira venceu o também brasuca Miguel Pupo e o australiano Ryan Callinan. Já Filipe Toledo acabou sendo superado pelo onze vezes campeão Kelly Slater.