Ausência dos pacientes comprometeu qualidade do debate, segundo promotor

A Promotoria de Justiça de Porto Murtinho vai acompanhar o fornecimento de transporte coletivo aos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise em outros municípios. A deliberação ocorre após reunião com o prefeito Nelson Cintra e a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde Andreara Drebes.
Conforme anexos do procedimento n° 09.2025.00008620-6, no dia 11 de julho, um encontro entre os gestores e o promotor substituto João Augusto Arfeli Panucci buscou debater a possibilidade de celebração de compromisso de ajustamento de conduta acerca do transporte aos pacientes que se deslocam a outras cidades em busca do tratamento para hemodiálise.
A ata da reunião menciona que, apesar de previamente convidados, os pacientes não compareceram ao ato, com exceção de um cidadão representado por indivíduo autorizado.
Quando programado, o encontro permitiria que os pacientes pudessem manifestar opiniões, críticas e melhorias ao texto do TAC, visando adequá-lo aos interesses do grupo.
O promotor considerou que a ausência dos afetados comprometeu a qualidade do debate acerca do conteúdo do termo firmado. Ainda assim, o representante do órgão apresentou a minuta do compromisso de ajustamento e tirou dúvidas dos gestores.