Augusto César Proença foi membro da Academia e faleceu há cerca de dois anos, aos 85 anos, em Corumbá, no pantanal sul-mato-grossense

A ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) homenageia, neste mês de julho, o romancista Augusto César Proença, durante o projeto Leituras & Conversas, que ocorre no próximo dia 10 de julho (quinta-feira), em Campo Grande. Aberto ao público, o evento é conduzido por Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, tendo Suzylene Araujo como convidada especial.
Augusto César Proença faleceu há cerca de dois anos, aos 85 anos, em Corumbá, no pantanal sul-mato-grossense. Membro da ASL, da Academia Corumbaense de Letras e do Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, deixou grande legado a literatura de Mato Grosso do Sul.
Formado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da Região dos Lagos (Cabo Frio, Rio de Janeiro), Proença escreveu 9 livros e centenas de contos, além de atuar como roteirista e diretor do curta-metragem “A Poeira”, baseado no seu conto “Nessa Poeira Não vem mais seu pai”.
Participou também de várias Antologias nacionais e venceu vários prêmios, com destaque para o 1° Lugar do Grande Concurso de Contos e Poesia do Brasil Editora Litteris (RJ), com a obra: “A Sesta”, em 1997.
Clube de Leitura inaugurou em março
O Leituras e Conversas iniciou em março deste ano, sempre na segunda quinta-feira de cada mês. Segundo o presidente da ASL, Henrique Alberto de Medeiros, há muito a Academia estava sendo instigada a ter iniciativa dentro de uma linguagem de “clube de leitura”, com espaço aberto para reunir o público interessado em literatura dentro desse formato.
“A ASL vai estar ainda mais aberta aos amantes da cultura, com outra atividade presencial tendo entrada franca, traçando os estilos de um grande autor da literatura regional, nacional ou estrangeira”.
O programa será organizado, pensado e realizado dentro do calendário de março a novembro cumprido pela ASL, havendo a possibilidade da presença de convidados estudiosos dos autores durante as leituras.
O evento terá interatividade com o público, e cada data de leitura será sobre obras de um autor específico ─ alternando poetas, romancistas, contistas ou cronistas, regionais, nacionais ou estrangeiros.
Para Maria Adélia Menegazzo, “o incentivo à leitura e a troca de experiências será extremamente positivo para aqueles que já possuem a prática da leitura literária, como para quem pretende nela se iniciar, uma vez que serão abordados aspectos específicos de cada linguagem”. Lenilde Ramos destacou que “os enfoques retratados nessas leituras são muito produtivos para os que se animam com as interpretações decorrentes dessas sessões”.
A acadêmica Sylvia Cesco informou que o calendário para 2025 do projeto de Leituras será realizado nas segundas quintas-feiras de cada mês, sempre às 19h30min, sobre os autores:
Julho, dia 10, romancista regional: Augusto César Proença.
Agosto, dia 14, contista brasileiro: Dalton Trevisan.
Setembro, dia 11, poeta regional: Dora Ribeiro.
Outubro, dia 09, romancista brasileira: Clarice Lispector.
Novembro, dia 13, contista moçambicano: Mia Couto.
Os eventos terão entrada franca, serão presenciais e traje esporte.
A ASL fica na Rua 14 de Julho, número 4653, bairro São Francisco.