Profissionais da educação, tecnologia da informação e comunicação, além de estudantes dessas áreas, podem participar.
Serviços de tecnologia da informação e de comunicação voltados à comunidade escolar, assessoramento pedagógico de projetos, elaboração de materiais pedagógicos e formação continuada de docentes são as atividades que, a partir de agora, poderão ser realizadas por voluntários na educação pública estadual, conforme resolução da Secretaria de Educação que cria o SERV-E (Serviço Voluntário na Educação).
A intenção do programa é recrutar interessados em colaborar sem remuneração com as ações em educação do Estado, aprimorando conhecimentos, técnicas e desenvolvendo a rede de ensino, segundo consta na publicação em Diário Oficial que criou o programa.
Podem participar do projeto profissionais com formação na área de educação, de tecnologia da informação e de comunicação, além de estudantes dessas mesmas áreas e que já tenham cursado pelo menos até o sexto semestre da referida faculdade.
É exigido ainda que seja assumido um compromisso para manter sigilo sobre as informações que tenha acesso por causa dos trabalhos desenvolvidos. O trabalho não contará com estágio curricular supervisionado, como muitos cursos exigem.
O recrutamento acontecerá através de edital publicado pela secretaria, devendo o voluntário apresentar requerimento com os dados pessoais. Os locais e campos de atuação como voluntário da educação de MS serão definidos a cada edital.
Para participar, o voluntário precisa apresentar foto 3x4, cópias da RG, reservista, título de eleitor, comprovante de conclusão de curso superior ou de matrícula atual em escola superior, certidão negativa criminal e currículo.