De acordo com o documento, ficou constatada erosão de aproximadamente três metros de largura sobre a tubulação do córrego.

Prefeitura declara situação de emergência após chuvas que
Avenida foi interditada na região Norte da cidade após asfalto desmoronar. / Foto: Hedio Fazan/Dourados News

O prefeito Alan Guedes (PP) decretou situação de emergência em Dourados por conta das chuvas ocorridas na sexta-feira (18/3) passada no município e que resultaram na abertura de cratera na Avenida Hayel Bon Faker, interditando trecho localizado na parte Norte da cidade. 

A via passa sobre o Córrego Laranja Doce e devido a força das águas, apresentou danos na tubulação e canalização, ocasionando o desmoronamento da pista de rolamento. 

De acordo com o documento, ficou constatada erosão de aproximadamente três metros de largura sobre a tubulação do córrego.  

Para justificar o decreto, a prefeitura considera “a necessidade de realização de obra de reconstrução das estruturas com brevidade, por tratar-se a via pública de importante fluxo de acesso aos bairros próximos, e que se encontra totalmente interditada”.

O trecho em questão é principal acesso ao Jardim Europa e Jardim Mônaco, além de integrar grande fluxo em direção ao Centro. 

Hoje pela manhã, em entrevista ao Dourados News, o secretário Municipal de Obras Públicas, Luiz Gustavo Casarin, disse que os estudos técnicos para dar início à reconstrução da via deve demorar em torno de 20 dias. 

Nesta terça, máquinas devem chegar ao local para dar início a liberação do escoamento da água do córrego, prejudicado por conta da tubulação comprometida. Na quarta, é previsto a visita de topógrafos na região. 

“A partir de amanhã os topógrafos estarão aqui para fazer o levantamento real do problema. Também teremos uma máquina hoje para liberar a passagem de água, já que a tubulação entortou com a força da chuva e fechou a passagem. Acredito que em torno de 20 dias o projeto definitivo para resolvermos a situação esteja pronto”, disse o secretário.

Essa não é a primeira vez que o trânsito na Hayel Bon Faker é bloqueado nesse ponto. 

No ano passado, após fortes chuvas registradas no mês de outubro, parte do asfalto cedeu e deixou o local interditado por aproximadamente 10 dias.