Policiais Militares Ambientais do Grupamento de Águas do Miranda, Distrito de Bonito, foram acionados na tarde deste domingo, dia 18 de janeiro, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), em virtude da abordagem de um veículo VW/Gol, no Km 275, da BR 419, no município de Anastácio, quando foram encontrados pescados que poderiam estar em situação ilegal. A PMA foi ao local e verificou que no porta-malas do veículo havia 52 quilos de peixes frescos, sem origem legal e consequentemente capturados durante o período de piracema.

Além do mais, os policiais verificaram que o pescado estava com sinais visíveis de captura com petrechos de malhas proibidos (redes de pesca ou tarrafa) e acima da cota permitida por pescador, mesmo se a pesca estivesse aberta, visto que a cota seria de 10 quilos mais um exemplar, o que também se caracterizaria crime. Pescado e veículo foram apreendidos.

Diante do crime, a PMA deu voz de prisão aos dois pescadores que estavam no veículo e que haviam capturado os peixes. Eles foram conduzidos, juntamente com o material apreendido, à Delegacia de Polícia Civil de Anastácio, onde eles foram autuados em flagrante por crime ambiental e saíram depois de pagar fiança.

Os infratores, de 36 e 37 anos, residentes no Pesqueiro do Noé, em Anastácio, responderão por crime ambiental de transporte de produto da pesca predatória. Se condenados, poderão pegar pena de um a três anos de prisão.

Cada infrator também foi autuado administrativamente e multado em R$ 2.500,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas.