O nutricionista Gabriel Borges foi o responsável pelas receitas da noite e, segundo ele, o objetivo dele é modificar receitas tradicionais sem perder o sabor e com foco mais saudável.

Pacientes em tratamento contra o câncer aprendem receitas saudáveis e saborosas
/ Foto: Divulgação

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou em Campo Grande, na noite da última quinta-feira (22), um curso de culinária saudável para pacientes em tratamento contra o câncer, com o tema “Cozinha Árabe Funcional”. O objetivo dos cursos é promover a socialização, autoestima e despertar novas habilidades e sentimentos positivos nos pacientes.

O nutricionista Gabriel Borges foi o responsável pelas receitas da noite e, segundo ele, o objetivo dele é modificar receitas tradicionais sem perder o sabor e com foco mais saudável.

“Nós estamos trabalhando a importância dos compostos ativos dos alimentos há várias aulas e tentamos pegar as receitas tradicionais e tentar modificar de maneira que nós evidenciemos esses compostos. Então, nós pegamos um homus tradicional e acrescentamos beterraba, também, fizemos uma babaganuche, que é a base de berinjela, e colocamos mais ervas e condimentos. Nós também fizemos um bolo que não tem açúcar branco e sim melado de cana e frutas secas para trazer essa doçura.  A proteína que fizemos hoje foi o grão de bico, porque as proteínas de origem animal têm uma digestibilidade diferenciada quando comparada com proteínas de origem animal. O intuito é que elas entendam a diferença entre a proteína vegetal e animal e a importância dela no tratamento”.

A beneficiária Edna Pereira participou do curso pela primeira vez e gostou bastante das receitas e da confraternização com outras pacientes. “Achei tudo maravilhoso e foi muito bom para mim. Gostei muito de participar do curso, da interação com as colegas. Vim procurar um recurso para melhorar minha alimentação e encontrei na Cassems. Achei todas as receitas deliciosas, mas gostei mais do bolo”.

Rosângela Almeida também participou do curso pela primeira vez e, para ela, “o curso foi bem interessante, as receitas são diferentes, mas saborosas e mesmo quem não tem câncer pode fazer em sua casa. Eu pretendo fazer tudo que aprendi aqui na minha casa. Sempre cuidei da minha alimentação, mesmo antes da doença e agora continuo cuidando do mesmo jeito”.

Confira o cronograma dos cursos de culinária para pacientes com câncer para 2019:

- Cozinha Italiana Funcional (26/09)

- Cozinha Panc (31/10)

- Preparações Comemorativas Saudáveis (28/11)