Parlamentares citam atuação do ministro junto ao BC em caso envolvendo o Banco Master.

Oposição articula impeachment de Moraes e CPI após revelações sobre banco
Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. / Foto: Luiz Silveira/STF

Parlamentares da oposição anunciaram que pretendem apresentar um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), além de articular a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. A iniciativa tem como base reportagens que apontam uma suposta atuação do ministro em defesa do Banco Master junto ao Banco Central.

A informação foi divulgada pelo jornal O Globo e confirmada pela CNN Brasil. Segundo a apuração, Alexandre de Moraes teria procurado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para tratar de interesses da instituição financeira ligada ao empresário Daniel Vorcaro. O banqueiro, por sua vez, contratou como advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro.

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) afirmou à CNN que a oposição pretende usar o período de recesso parlamentar para reunir o maior número possível de assinaturas de deputados e senadores a favor do pedido de impeachment. Segundo ele, também está sendo avaliada a criação de um abaixo-assinado para mobilizar apoio popular à iniciativa.

Além do pedido de impeachment, a oposição discute a abertura de uma CPI para investigar o caso. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) informou que o tema está em análise e que as providências devem ser tomadas após o fim do recesso do Congresso Nacional.

Procurados pela CNN Brasil, o ministro Alexandre de Moraes e o Banco Central não se manifestaram sobre o assunto.