Dirigindo-se a uma reunião virtual de chanceleres desse grupo de países, Guterres disse que além dos desafios que incluem graves interrupções no comércio, transporte e distribuição, o risco de endividamento se aproxima.

ONU está pronta para apoiar nações sem litoral na recuperação da pandemia
/ Foto:

O Sistema ONU é solidário aos países em desenvolvimento sem litoral, que não têm acesso a ligações comerciais vitais, e os apoia em seus esforços para reconstruir assim que a pandemia arrefecer, disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na quarta-feira (23).

Dirigindo-se a uma reunião virtual de chanceleres desse grupo de países, Guterres disse que além dos desafios que incluem graves interrupções no comércio, transporte e distribuição, o risco de endividamento se aproxima.

"Com o impacto da COVID-19, a dívida global atingiu níveis sem precedentes. Em alguns dos países mais vulneráveis, mais de um quarto da receita pública está sendo usado para o serviço da dívida pública, limitando severamente o espaço fiscal", disse ele.

 
Os desafios complexos não apenas ameaçam o crescimento econômico e a subsistência, mas também afetam a capacidade das nações de implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, acrescentou.

Parcerias para soluções
Neste contexto, o secretário-geral disse que a ONU "está aqui para fazer parcerias com vocês em soluções"

Isso inclui meios de transporte e infraestrutura seguros e de baixa emissão; mobilizar financiamento privado e público; afastando-se da dependência de combustíveis fósseis economicamente voláteis para sistemas de energia renovável; e combater os fluxos financeiros ilícitos.

"Precisamos garantir que os recursos e o alívio da dívida cheguem a todos os países que deles precisam, a fim de criar espaço para investimentos na recuperação e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)", disse o secretário-geral.

Paralelamente, o potencial comercial dos países em desenvolvimento sem litoral deve ser aumentado e a cooperação entre os países em desenvolvimento e de trânsito sem saída para o mar deve ser fortalecida, acrescentou Guterres.

"A reunião de Líderes em Financiamento para o Desenvolvimento na Era da COVID-19 e além da próxima terça-feira pode ajudar a galvanizar a ambição e a ação nessas áreas", disse ele.

Guterres também pediu aos países em desenvolvimento sem litoral que implementem seis princípios-chave para uma recuperação climática positiva: investir em empregos e setores verdes; não resgatar indústrias poluentes; acabar com os subsídios aos combustíveis fósseis; contabilizar riscos e oportunidades climáticas em todas as decisões políticas e financeiras; trabalhar juntos; e não deixar ninguém para trás.

"O Sistema ONU continuará a apoiá-los em seus esforços para realizar um desenvolvimento sustentável e inclusivo para seu povo, conforme respondem e, por fim, se recuperam da crise COVID-19."