Tal como no nordeste brasileiro, Zasavica, uma região da Sérvia, abandonou seus burros para viver a própria sorte. Um dos melhores amigos do homem, era maltratado, abandonado e golpeado. Um ex-primeiro-ministro do país, Slobodan Simic, vendo a má sorte dos burros, teve uma ideia que gerou fortuna. Os resgatou e passou a retirar o leite das fêmeas. Elas produzem muito pouco leite, apenas 300 mililitros ao dia. Mas ele é riquíssimo em vitaminas e sais minerais.
Simic provavelmente conhecia a história desse leite. Desde a Atiguidade, Cleópatra e outras nobres o usavam para atrasar o envelhecimento. Os nobres também o usavam para melhorar a virilidade. Simic criou também a propaganda do leite de burra. Dizia à imprensa que tomar esse leite o levaria a fazer sexo até com a própria esposa. Uma brincadeira que fez sucesso no mundo.
O queijo dom leite de burra é difícil de ser preparado. Esse leite contêm pouca caseína, a proteína responsável pela cura do queijo. Agregaram leite de cabra para obter uma mistura exitosa. São 60% de leite de burra e 40% de leite de cabra.
Zasavica está patenteado essa mistura. Brevemente, quem desejar produzir esse queijo, terá de pagar direitos internacionais. O queijo de cabra tem um sabor amargo e é escuro. O de burra é amarelado e tem uma textura mais consistente. O sabor é doce e suave.
O maior propagandista do queijo mais caro do mundo é o tenista internacional Djokovic. A propaganda diz que ele compra a produção inteira desse queijo para seus restaurantes.