A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira (6/5) pelo prefeito Alan Guedes (PP) durante agenda no Parque de Exposições.

Fechado desde maio do ano passado para a construção de uma nova pista de pousos e decolagens, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, pode voltar a operar em novembro, ou seja, dentro do atual cronograma.
A informação foi repassada na manhã desta sexta-feira (6/5) pelo prefeito Alan Guedes (PP) durante agenda no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.
Sem receber aeronaves desde o ano passado para as obras de ampliação e melhoria da pista, a previsão inicial era do término da atual fase ocorrer no final do ano passado, porém, problemas técnicos verificados em setembro de 2021 durante as ações do 9º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, responsável pela obra, acabou fazendo ampliar esse prazo.
“Tenho acompanhado de perto [as obras]. Essa primeira etapa envolvendo a pista, pátio e taxiway caminha para o período final, dentro do cronograma. Esperamos que seja entregue em novembro, está tudo desenhado dentro disso. Enquanto isso, a prefeitura vem trabalhando para a homologação da pista, algo mais burocrático junto a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)”, disse ao Dourados News.
O prefeito também comentou sobre as companhias aéreas a operar no local após a liberação do espaço.
“Tanto a Gol quanto a Azul [já atendiam a cidade] aguardam a conclusão das obras para essa retomada e temos informações de outras empresas interessadas também”, contou, sem citar os nomes.
Após a etapa de ampliação e melhoria na pista do Francisco de Matos Pereira, existe a previsão da construção de um terminal de passageiros maior, além da nova Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e uma seção contra incêndio.
Atualmente, usuários do município e de cidades da região tem como opções os aeropostos de Ponta Porã ou Campo Grande, ambos internacionais.