Pelo menos 24 municípios da região sul estão em alerta, após comunicado do Inmet.

Na contramão do calor, cidades de MS encaram possibilidade de tempestades
Cenário de chuva pode voltar a acontecer em MS. / Foto: Wesley Ortiz

Enquanto a meteorologia mantém sua atenção voltada para a onda extrema de calor em praticamente todo Mato Grosso do Sul, algumas cidades da região sul encaram a possibilidade de tempestades para essa segunda-feira (13), com grau de 'perigo', classificado pelos índices meteorológicos do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Conforme o comunicado divulgado no final da manhã, pelo menos 24 cidades estão em alerta para potenciais chuvas que podem provocar alguns estragos, já que o aguaceiro pode atingir até 100 milímetros ao final do dia e ventos intensos de até 100 km/h, com risco de queda de granizo.

Pelo alerta, as cidades são: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu e Vicentina.

Porém, as chuvas não devem ser permanentes, nem conseguirão diminuir o calorão que faz devido à atuação conjunta do fenômeno El Niño. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas máximas podem chegar a 45°C nesta semana em algumas regiões do Estado, com possíveis recordes de temperatura máxima e baixa umidade relativa do ar em 2023.

Do dia 13 ao dia 16, a previsão indica tempo estável com predomínio de sol e variação de nebulosidade devido à atuação da alta pressão atmosférica em médios níveis.

Porém, o mesmo Cemtec avalia não estão descartadas pancadas de chuvas e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, devido ao intenso fluxo de calor e umidade e avanço de cavados, aliado ao aquecimento diurno, com destaque para as regiões Centro-sul e Sudoeste do Estado.