Quatro atenderão indígenas em áreas de difícil acesso e 30 vão para equipes de Saúde da Família

Mato Grosso do Sul recebe 34 novos profissionais do Mais Médicos para reforçar o atendimento em áreas vulneráveis e territórios indígenas. Quatro deles atenderão indígenas em áreas de difícil acesso e os outros trinta vão para equipes de Saúde da Família em municípios do estado.
Os médicos começaram a trabalhar nestas comunidades a partir desta segunda-feira (7). Estes profissionais são formados no Brasil e têm registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). Conforme o Ministério da Saúde, a ideia é reduzir o tempo de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) em áreas de vulnerabilidade social.
A ação faz parte da mais recente etapa do programa, que selecionou 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios de todo o Brasil. O edital teve número recorde de inscritos, com mais de 45 mil candidatos. A oferta de vagas considerou a distribuição de profissionais no país, de acordo com a proporção de médicos por habitante nas diferentes regiões do país.
Neste edital, o Programa Mais Médicos enviou profissionais para regiões vulneráveis de municípios de pequeno (75,1%), médio (11,1%) e grande porte (13,8%). Atualmente, o programa garante assistência a mais de 63 milhões de brasileiros e conta com cerca de 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios (94% do território nacional).