Mais da metade dos procedimentos foram realizados pelo SUS.
A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença é caracterizada pela perda de transparência do cristalino, lente natural cuja função é propiciar o foco da visão em diferentes distâncias. A doença desenvolve-se ao longo dos anos e, por isso, é preciso atenção especial no cuidado com os olhos.
Conforme a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na última semana, Mato Grosso do Sul tem o maior percentual de pessoas operadas de catarata entre as UFs .
Se investigados aqueles que tiveram indicação de cirurgia e passaram pelo procedimento, a percentagem fica em 82,6% no estado, o que coloca MS como o maior percentual entre as UFs.
Conforme o balanço, entre os sexos, os percentuais variam: 86,7% dos homens com indicação operaram, enquanto 79,7% das mulheres o fizeram.
Também aqui a idade tem seu peso, pois 90,6% das pessoas entrevistadas que tinham 75 ou mais anos e tinham indicação de operações já a haviam feito.
Entre as cores ou raças, 81,6% dos brancos fizeram a cirurgia, enquanto 85% dos pretos e 82,9 dos pardos.
Seguindo a linha de raciocínio quanto à catarata, foi perguntado àqueles que haviam feito a cirurgia de catarata pelo SUS.
Apesar de ser o estado onde mais pessoas com indicação fizeram cirurgia, o número destas que foram feitas pelo SUS cai para 51,2%, sendo este percentual o 13% maior entre as UFs, ficando o AC com o maior (72,2%).