Em despacho datado do dia 17 de agosto, no âmbito do Inquérito Civil número 06.2021.00000577-3.

MPE apura suposta poluição de córrego por indústria em Dourados

O MPE-MS (Ministério Público Estadual) decidiu aprofundar investigações sobre indícios da ocorrência de poluição do Córrego Laranja Azeda por suposto lançamento de efluentes industriais em desacordo com as normas regulamentares provenientes da atividade de uma indústria alimentícia em Dourados. 

Em despacho datado do dia 17 de agosto, no âmbito do Inquérito Civil número 06.2021.00000577-3, o promotor de Justiça Amílcar Araújo Carneiro Júnior determinou que seja requisitada ao delegado regional de Polícia Civil a instauração de inquérito policial para apurar a autoria e materialidade do crime ambiental. 

 
Entre as motivações, foi mencionada diligência do Imam (Instituto do Meio Ambiente) de Dourados que constatou águas com “coloração verde escura, odor desagradável e turbidez considerável”. 

Além disso, fiscalização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) apurou “que os parâmetros fósforo e nitrogênio amonical estavam em excesso, o que poderia indicar uma tendência de eutrofização do meio aquático”.