Parlamentar descumpriu regras do STF ao viajar para os Estados Unidos

Moraes determina bloqueio de contas bancárias de Marcos do Val
Parlamentar descumpriu regras do STF ao viajar para os Estados Unidos / Foto: Agência Brasil

Após o senador Marcos do Val (Podemos – ES) burlar as restrições e viajar para os Estados Unidos, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (25), o bloqueio das contas e chave PIX do político. A decisão, que é sigilosa, foi confirmada pelo grupo CNN.

Para viajar, o parlamentar descumpriu uma decisão do próprio ministro Alexandre de Moraes, e usou passaporte diplomático para realizar a viagem para o exterior. Desse modo, não só as contas bancárias, como todos os cartões de Marcos do Val, foram bloqueadas.

Os passaportes do parlamentar foram apreendidos em agosto do ano passado, quando a Polícia Federal cumpriu mandando de busca e apreensão por ordem do STF. Na ocasião, o senador deu indícios que integrava grupos de intimidação a policiais federais. 

Em nota, após viajar, o parlamentar alegou que “Passaporte diplomático, e emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, está válido até julho de 2027”, afirmou. Ele ainda relatou que o documento oficial para entrar em território estadunidense foi renovado recentemente.