Dados foram divulgados pelo SISP (Superintendência de Inteligência em Segurança Pública) no sábado (5).

Maracaju se destaca em se tornar uma das cidades mais seguras do MS
/ Foto: MaracajuSpeed

Os dados divulgados pelo Núcleo de Estatística e Analise Criminal, foi um comparativo dentre Janeiro a Agosto de 2018/2019.

No relatório foi apontado que a segurança pública de Maracaju ficou na 3ª colocação, não tendo nenhum índice negativo e 12 índices positivos que é a maior pontuação. 

Foi avaliada as 79 cidades do Mato Grosso do Sul, onde Maracaju se destacou havendo somente dois Homicídios Dolosos e nenhum caso de Femincídio. Os indíces apontam redução em todos os tipos de crimes.

Os dados em nível de país já haviam sido apontados pelo Sinesp, e mostravam uma redução em todos os crimes no comparativo mensal e no comparativo do trimestre com 2018.

Maracaju se destacou atarvés investimento do Governo do Estado, fornecendo mais viaturas e equipamentos a Polícia Civil e Polícia Militar, além de aumentar o efetivo policial nos municípios, que era totalmente deficitário.

O TC Juracy Pereira da Paz nos disse que tudo faz parte de uma engrenagem, e que nesta engrenagem o MPE, Conselho de Segurança de Maracaju “CONSEMA”, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Poder Judiciário, TRT e parceiros como empresários e membros da sociedade maracajuense , fizeram com que a engrenagem girasse no sentido de melhorar a segurança pública do município, “não é mérito meu (comandante da PM) ou da Delegada de Polícia, é mérito de todos os envolvidos na segurança pública, todos que se empenham e dedicam em fazer algo para melhorar a segurança de Maracaju” finalizou o comandante da Polícia Militar.

Glaucia Fernanda Valerio – Delegada de polícia titular de Maracaju: essa posição que Maracaju ocupa, de terceira cidade mais segura do Estado, é reflexo principalmente do trabalho integrado entre as polícias civil e militar, não havendo vaidades entre as duas instituições, que se apoiam mutuamente na consecução de seus trabalhos e atribuições, realizando constantemente operações conjuntas de combate à criminalidade local.

Além disso, a polícia civil tem mostrado excelentes índices de resolução de crimes como roubo, furtos, homicídio e tráfico de drogas, com a rápida identificação e prisão dos autores, fato este que reflete consideravelmente na segurança da população maracajuense.

O apoio que a segurança pública recebe através do Consema, como bem ressaltado pelo comandante da polícia militar, e o apoio da população também é determinante para estarmos na posição divulgada.

Confira logo abaixo, clicando no link o relatório oficial divulgado pelo SISP.

Relatório/Estatística

Maracaju se destaca em se tornar uma das cidades mais seguras do MS