A exposição será realizada de 05 de junho a 07 de julho em dois locais, na Expomara e no Museu Regional de Maracaju. As fotos são de alunos das escolas da cidade, da artista local Thaise Dias e da fotógrafa Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Maracaju recebe exposição fotográfica Retratos da Terra
/ Foto: Divulgação

A exposição Retratos da Terra será destaque, de 05 a 11 de junho na 50ª Expomara e depois, de 13 de junho a 07 de julho, no Museu Regional de Maracaju, no centro da Cidade. A entrada é sempre gratuita. A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Maracaju no mês de abril com a participação de alunos de escolas da cidade e artistas convidados.  O patrocínio é do Banco Rabobank, que escolheu a cidade para receber o projeto.

Durante algumas semanas, 20 estudantes das escolas maracajuenses, após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e como isso impacta a vida da comunidade de Maracaju. O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. A fotógrafa Thase Dias, natural de Maracaju, também foi convidada para apresentar o olhar de uma artista local sobre o tema.

 “A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes da alimentação: como são produzidos os alimentos, colhidos e comercializados; também participaram de um workshop sobre aproveitamento de alimentos para se inspirar para realizar o trabalho artístico. O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da alimentação, evitar o desperdício e estimular o aproveitamento total de cada alimento”, explica Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio do Banco Rabobank, por meio da lei federal de incentivo à cultura.