Autores que estavam de motocicleta, subiram pela calçada para afrontar policiais militares, e após serem presos afirmaram que tudo não passou de arruaça.

Maracaju: Dupla em motocicleta afronta autoridades policiais, acelerando motocicleta e cortando giro, defronte ao portão da Polícia Militar e em frente a Polícia Civil
Motocicleta usada pelos os autores no afrontamento. / Foto: Robertinho

O fato correu por volta das 21:50h da noite da sexta-feira (7), defronte ao quartel da Polícia Militar , momento ao qual um policial estava sentado em um banco no pátio da 2ª CIPM (sede da Polícia militar de Maracaju) e ouviu o barulho de uma motocicleta com som tipo “CORTANDO GIRO”, que por ser conduta de motociclistas da cidade que fazem arruaça o policial se aproximou do portão para tentar identificar o veículo ou condutor, quando foi surpreendido por uma motocicleta Yamaha/Fazer 250 cilindrada de cor azul com dois ocupantes que estavam transitando pela calçada, que reduziram a velocidade, vindo a parar no portão do quartel da PM e novamente cortaram giro, momento este em que um soldado que estava sentado no banco, achou que fosse ocorrer algum atentado e tentou abrir o portão, para um possível confronto com o condutor e passageiro; contudo, assim que os autores viram o policial militar, aceleraram a motocicleta e desceram sentido a Delegacia de Polícia Civil, sendo que o soldado ouviu o mesmo barulho próximo a porta da Delegacia.

Passados questão de minutos, o Cabo PM chegou à sede da PM com uma VTR, onde o soldado informou o fato ocorrido. Sendo imediatamente passado a situação via sistema WhatsApp para outra equipe de policiais militares que estava em rondas, pois necessitaria de um estado de alerta maior durante o patrulhamento, devido aos fatos que ocorreram nesta cidade, que culminou com o assassinato de um policial militar.

Durante as rondas, já nas imediações da Vila Juquita foi mantido contado com a outra guarnição da Polícia Militar,  que informaram que foram surpreendidos por uma motocicleta, nas mesmas característica, e  que condutor se aproximou da viatura e novamente emitiu barulho de “cortando giro”, que esta equipe  tentou realizar o retorno para uma possível abordagem dos indivíduos, porém sem êxito, mas foi observada a placa da motocicleta como sendo HTL-2044, que em checagem ao sistema policial, a mesma constou sem restrições ou envolvimento em ilícitos, levantando assim, mais suspeitas de qual seria a intenção dos dois autores.

Em continuidades as rondas ostensivas e preventivas pela na Rua Melanio Garcia Barbosa, próximo a Companhia da Polícia Militar, tendo como objetivo manter a segurança da Companhia, pois tal situação poderia estar indicando que os autores tentariam um atentado contra a equipe de serviço ou levariam as equipes para uma possível tocaia. Após realizarem as rondas nas imediações,  os militares chegaram no quartel, momento este quando os autores passaram novamente e adotaram a mesma conduta de reduzir a velocidade  para tentar  ter acesso ao portão do quartel, todavia uma guarnição de policiais militares estava aposta para um possível confronto, porém os autores ao visualizar a equipe policial evadiram-se novamente, porém a segunda guarnição de policiais militares  estava deslocando para se agrupar com a outra, quando se depararam com os autores no cruzamento da Rua Melânio Garcia Barbosa com a Av. Marechal Deodoro da Fonseca, onde se iniciou um acompanhamento tático.

A ação de acompanhamento tático prosseguiu pela Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, seguindo pelas Ruas Raul Pires Barbosa, Circular, Quintino Bocaiuva, Major Carlos Silva e posteriormente Rua Dr. Hilário.

Durante o acompanhamento tático o condutor da motocicleta ignorou várias placas de parada obrigatória (PARE), por vários momentos realizou manobras bruscas (frenagem bruscas, arrancadas bruscas), e durante boa parte do percurso, até onde foi possível visualizar o passageiro parecia segurar algo na altura da cintura e o condutor estava em conduta ofensiva no trânsito, gerando risco de morte aos usuários da via.

Já no cruzamento da Rua Dr. Hilário com Rua Joaquim Murtinho, o condutor da motocicleta tentou realizar a conversão a esquerda para evadir-se da equipe policial, porém notou que outra equipe da Polícia Militar, estava subindo a Rua Joaquim Murtinho e subitamente mudaram de direção, vindo a retornar na frente da viatura policial, ocorrendo a colisão com a viatura policial.

Os autores sofreram uma queda e ainda tentaram fugir a pé, sendo contidos pelas equipes policiais. Em revista pessoal em ambos os indivíduos, não foram encontrados ilícitos e a motocicleta não possuía qualquer alteração de sinal identificador.

O condutor foi identificado como sendo W. S. S. (26), e este relatou aos militares que estava no centro da cidade, ingerindo bebida alcoólica, quando encontrou seu amigo M. P. da S. (21), e que segundo ambos seria apenas uma arruaça, todo o fato gerado na noite.

Pelo histórico policial de ambos e por W. S. S. (26) apresentar características de embriagues, desequilíbrio, odor etílico, dificuldade de concentrado e alteração de humor, foi lavrado os procedimentos administrativos de trânsito e apresentados os autores na Delegacia de Polícia Civil para as devidas providências.

Ambos os autores estavam com inúmeras escoriações provenientes da queda. As câmeras de vigilância do quartel da PM, capturaram boa parte da conduta dos autores.

Um dos autores chegou afirmar que era soro positivo para o COVID-19, na tentativa de não ser preso pelos policiais militares, mas mesmo diante das afirmações mentirosas, ambos os autores foram presos e responderam judicialmente pelos seus atos.

A prisão dos autores, reflete e demonstra o empenho dos policiais militares, no combate a desordem que vários grupos de motociclistas, vêm praticando por diversas ruas e bairros de Maracaju. O comandante da Polícia Militar Major Edcezar, afirmou que todas as equipes da Polícia Militar, com o apoio da Polícia Civil, estão trabalhando para impor a ordem e a lei, para que toda a comunidade possa usufruir de tranquilidade e maior segurança, sendo os baderneiros e arruaceiros responsabilizados pelos seus atos. Afirmou ainda, que as ações irão prosseguir no combate a todos os crimes, e que este tipo de crime também não será tolerado.

Maracaju: Dupla em motocicleta afronta autoridades policiais, acelerando motocicleta e cortando giro, defronte ao portão da Polícia Militar e em frente a Polícia Civil