Chamas consumiram cerca de 200 m² de pastagem.

Maracaju: Corpo de Bombeiros atendem ocorrência em incêndio a pastagem nas proximidades do Conjunto Porto Belo
Imagem aérea do incêndio. / Foto: Robertinho

O incêndio teve início por volta das 16:20h de ontem (09), em pastagem que ficou bem seca após sequência de geadas. A área faz fundos com o Conjunto Porto Belo, e é uma grande área, que dá acesso a uma plantada com milho, e gerou uma apreensão, em que as chamas chegassem a lavoura.

Populares acionaram o Corpo de Bombeiros via telefone de emergência 193, relatando o incêndio e rapidamente a unidade ABT (Auto Bomba Tanque) chegou ao local.

Forma cerca de 20 minutos para que os militares do 13º SGB/Ind. de Maracaju extinguissem as chamas. Foi feito o uso de abafadores e cerca de 2 mil litros de água, na ação do Corpo de Bombeiros.

Devido às fortes geadas ocorridas nos últimos dias, a pastagem está mais seca e suscetível aos incêndios. Segundo o Sargento Ismael do Corpo de Bombeiros, ocorrências deste tipo será quase que rotina no atendimento dos militares, pois a maioria destes incêndios é causado por ação humana, para realizarem limpeza de terrenos e de áreas que possuem vegetação, além de que as pessoas esquecem que com a baixa umidade relativa do ar, as fagulhas se propagam e se deslocam com a ação do vento ocasionando os acidentes.

Em foto aérea podemos ver a vegetação sendo consumida rapidamente pelas chamas, e os militares do Corpo de Bombeiros chegando ao local para conter as chamas.

Várias pessoas acompanharam os trabalhos dos Bombeiros, a fumaça tomou conta de várias residências, e como o ar está muito seco, a fumaça criava ardência nos olhos e dificuldade de respiração.

Atear fogo em lixo ou vegetação é crime e autor pode ser autuado com multas e reclusão se for identificado.