Patrimônio histórico de Maracaju “Estação Ferroviária” sofre mais um vandalismo.

Maracaju: Bombeiros foram acionados para atender incêndio em prédio histórico da ferrovia
Bombeiros na Estação realizando a extinção das chamas. / Foto: Robertinho

História

A Estação de Maracaju foi inaugurada em 19 de abril de 1944, mas o primeiro trem de passageiros teria chegado apenas dois anos depois em 1946. A estação era o limite do futuro ramal de Ponta Porã, que seria inaugurada 9 anos depois.

Apenas em 1949 o ramal teve o tráfego aberto até a estação de Itahum, em Dourados. "Um certo caráter provisório remanescia ainda em 1956, quando se registram obras nas esplanadas de Maracaju e Ponta Porã e se informa que esta última estação ainda se encontrava em fase de acabamento". (Uma ferrovia entre dois mundos, P. R. Cimó Queiroz, p. 67, UFMS/EDUSC, 2004). O trem de passageiros passou pela última vez em Maracaju em 01/06/1996.

Abandono

Desde 1996 a Estação Ferroviária de Maracaju, vem sofrendo com depredação e vandalismo, como a área era da esfera federal, o município representado pelo executivo e legislativo, nada podiam fazer para preservar ou até mesmo recuperar os prédios e as estruturas que quase estão se tornando centenárias.

Foram roubados trilhos, grades de metal maciço, parte do madeiramento da cobertura, sendo o local frequentado atualmente por pessoas que aproveitam do espaço inóspito e escuro para vender drogas, consumir, praticar sexo e até cometer assassinatos.

Área se tornou municipal

O Executivo Municipal conseguiu com que área da ferrovia (estação) fosse passada pela federação ao erário municipal, e já foi angariado pela secretaria de governo, representando a prefeitura municipal, cerca 2,5 milhões de reais, para revitalizar e usar as estruturas e área.

O local terá área de lazer ao público, parque para exercícios físicos e muito mais.

Vandalismo

Na tarde da última quinta-feira (4), por volta das 13:50h, o Corpo de Bombeiros recebeu inúmeras ligações no telefone de emergência 193, onde os comunicantes relatavam que o madeiramento da Estação Ferroviária estava pegando fogo, e que o incêndio foi provocado criminalmente.

Rapidamente duas viaturas do 13º SGB/Ind. de Maracaju se deslocou ao local encontrando uma viga principal da cobertura em chamas. Foi rapidamente iniciado o trabalho de extinção das chamas, que durou cerca de 10 minutos. O local é de difícil acesso e é notório que foi incêndio criminoso, pois a viga é base que está sustentando a estrutura da cobertura, que está bem debilitada com ação do tempo e do vandalismo.

Moradores próximos afirmaram terem visto quando um indivíduo ateou fogo na viga usando um apetrecho comprido.

O caso foi repassado as autoridades policiais e está sendo apurado a identificação do autor.

Maracaju: Bombeiros foram acionados para atender incêndio em prédio histórico da ferrovia
Maracaju: Bombeiros foram acionados para atender incêndio em prédio histórico da ferrovia