Profissional teria que ter avisado autoridades sanitárias sobre a presença do animal no local.

Macaco-prego é encontrado em clínica de MS, veterinário diz que foi deixado por cliente e local é fechado
Macaco-prego que estava em clínica de Ponta Porã. / Foto: PMA/Divulgação

Um macaco-prego foi encontrado em uma clínica veterinária na tarde de terça-feira (10), em Ponta Porã, a 326 quilômetros de Campo Grande. O local acabou interditado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o médico-veterinário responsável, multado por não ter avisado as autoridades sobre a presença do animal silvestre.

A Polícia Militar Ambiental (PMA) recebeu denúncia sobre a presença ilegal do animal, foi ao local e encontrou o macaco. O veterinário disse que havia sido uma cliente paraguaia quem havia deixado o macaco no local, porém, não indicou quem era a pessoa.

O macaco foi levado pelos policiais e será entregue no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande. O médico veterinário, de 35 anos, foi multado em R$ 500 e responderá por crime ambiental.

Conforme a PMA, o Conselho de Medicina Veterinária também será comunicado, haja vista que os profissionais ao receberem animais silvestres ilegais para tratamento devem informar as autoridades sanitárias e ambientais.