Questionado sobre agenda com o republicano, Lula disse "espero que role"; expectativa é de que encontro ocorra neste domingo (26).

Lula diz que "colocará os problemas na mesa" com Trump
Presidente Lula fala à imprensa na capital da Malásia, Kuala Lumpur. / Foto: Américo Martins

Horas depois de o presidente americano Donald Trump confirmar a reunião com o presidente Lula, o brasileiro reafirmou estar disposto a negociar uma solução ao tarifaço contra de 50% contra os produtores brasileiros.

"Eu espero que role (o encontro). Vim com a disposição que a gente possa encontrar uma solução", disse Lula a jornalistas antes de chegar a uma cerimônia na Universidade Nacional da Malásia, em que recebe o título de doutor honoris causa.

Ele negou que Donald Trump tenha colocado qualquer exigência prévia ao encontro. A bordo do AirForce 1, o presidente americano afirmou que os Estados Unidos estariam dispostos a aliviar as tarifas "sob as condições certas".

"Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar tudo na mesa e buscar uma solução", afirmou Lula.

Uma fonte do governo ouvida pela CNN Brasil indica que a diplomacia brasileira não recebeu nenhuma indicacão da Casa Branca sobre se Trump fará ou não alguma exigência na reunião com Lula.