Indígenas rejeitam nomeação de chefe da Funai e vão a Brasília
Coronel Sant" Anna durante reunião com lideranças indígenas na Justiça Federal ontem / Foto: Roberto Medeiros

Acordo entre lideranças indígenas para desocupação do prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande, intermediado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), resultou, na tarde de ontem, na posse do novo coordenador regional do órgão no Estado, coronel reformado do Exército, Renato Vidal Sant´Anna. A audiência que resultou no acordo foi realizada pelo juiz federal Pedro Pereira dos Santos.

Ainda contrariados com a nomeação de Sant´Anna, as lideranças indígenas que participaram da audiência na Justiça Federal afirmaram que não consideram a situação resolvida e que vão a Brasília (DF), pedir explicações pessoalmente ao presidente da Funai sobre a mudança de gestão na Funai da Capital.

O cacique da Aldeia Água Branca, de Aquidauana, Maurílio Pacheco explicou que os indígenas cumpriram o acordo celebrado na Justiça Federal para deixar o prédio da Funai, mas não aceitam a exoneração de Evair Brito e por isso, cinco lideranças que ocupavam o órgão vão para Brasília.

O prédio estava ocupado há 11 dias por estudantes e líderes indígenas de aldeias da região de Aquiduana e Miranda, contra a nomeação do coronel, que chegou por volta de 14h à sede da Funai na Capital, conversou com lideranças que estavam no local, visitou as instalações e assumiu o cargo.

O acordo foi selado antes do TRF3 julgar o pedido de reintegração de posse do prédio da Funai, impetrado pelo próprio Sant´Anna, na semana passada, depois que, primeiro, um grupo formado por 22 estudantes indígenas universitários ocupou o prédio no início da noite do dia 10 passado e não permitiu que funcionários assumissem suas funções, na manhã seguinte e outras lideranças se juntaram aos invasores até ontem à tarde.

A ocupação em protesto à nomeação de Sant´Anna, sem consulta às lideranças indígenas e também contra a exoneração do então coordenador regional, Evair Borges, aconteceu depois que foram publicadas, no dia 10 passado, no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração de Borges e, de imediato, a nomeação do coronel para ocupar o cargo.

A Coordenadoria Regional da Funai na Capital é responsável pelas aldeias de Campo Grande, Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Nioaque.