Agendas devem ser marcadas entre reuniões do presidente Lula.

Haddad tentará reuniões bilaterais com ministros da França e da Índia
Fernando Haddad é o próximo a assumir a cadeira do Finance Track do G20, já em novembro deste ano. / Foto: REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tentará encontros bilaterais com os ministros da economia da França e da Índia, dois países do G20, nesta semana.

O chefe da economia brasileira integrará a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que desembarca em Paris, nesta quarta-feira (21), para participar da Cúpula sobre Novo Pacto Financeiro Global. Essa será a 8ª viagem internacional de Lula.

Haddad estará à disposição do presidente da República, mas tentará encaixar as reuniões entre os compromissos oficiais. Um dos encontros deve ser com o ministro da Economia, Finanças e Soberania Industrial e Digital da França, Bruno Le Maire, para tratar de transição ecológica.

Fontes da Fazenda afirmam que o ministro conversou com o francês, por videoconferência, há duas semanas. Na ocasião, acordos de cooperação foram tratados.

O ministro da Fazenda também tentará uma conversa com a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman. A ideia é debater a troca de comando da trilha financeira do Finance Track do G20.

Fernando Haddad é o próximo a assumir a cadeira, já em novembro deste ano.

Acompanham o ministro a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, que terá uma agenda própria, e Mathias Alencastro, assessor especial para assuntos internacionais.

O evento organizado pelo presidente francês Emmanuel Macron ocorre em Paris, nos dias 22 e 23 de junho.

Chefes de Estado discutirão formas de financiamento para que países em desenvolvimento possam enfrentar mudanças climáticas.