Presidente, ministros e líderes governistas concederam 175 entrevistas exclusivas ao conglomerado, número superior ao registrado por CNN, SBT, Record e Band.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de primeiro escalão e líderes do governo no Congresso concederam 175 entrevistas exclusivas ao Grupo Globo ao longo de 2025, consolidando o conglomerado como o principal destino da comunicação oficial do Palácio do Planalto no período. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo Poder360, com base nas agendas oficiais e no registro das entrevistas divulgadas pela imprensa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro.
Para efeito do estudo, foram consideradas entrevistas exclusivas aquelas em que a autoridade falou a apenas um veículo de comunicação. O número de exclusivas concedidas ao Grupo Globo superou, com folga, concorrentes como CNN Brasil, SBT, Record e Band.
Entre os integrantes do governo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi quem mais concedeu entrevistas exclusivas ao Grupo Globo em 2025, com 12 registros. Em seguida aparecem:
Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais): 11
Fernando Haddad (Fazenda): 10
Alexandre Padilha (Saúde e Relações Institucionais): 10
Vinicius de Carvalho (Controladoria-Geral da União): 10
Já o presidente Lula concedeu apenas quatro entrevistas exclusivas ao Grupo Globo em 2025 — uma ao Jornal Nacional e três a emissoras afiliadas nos Estados. No primeiro semestre do ano, o presidente não deu nenhuma entrevista exclusiva ao conglomerado.
Apesar da preferência majoritária, sete integrantes do governo não concederam entrevistas exclusivas ao Grupo Globo em 2025, considerando também as oito trocas ministeriais ocorridas no período. São eles:
Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte);
Luciana Santos (Ciências, Tecnologia e Inovação);
André Fufuca (Esportes);
Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação);
General Amaro (Gabinete de Segurança Institucional);
Gustavo Damião Feliciano (Turismo, empossado em 23 de dezembro);
além da primeira-dama Rosângela da Silva (Janja), que não foi entrevistada pelo grupo.
Somando ministros, secretários e líderes do governo no Congresso, o levantamento aponta que ao menos 1.036 entrevistas exclusivas foram concedidas por governistas em 2025. Destas, 171 tiveram como destino o Grupo Globo.
No total, Lula concedeu 38 entrevistas exclusivas à imprensa no ano — cinco a menos do que no ano anterior. Ainda assim, seis ministros falaram mais com exclusividade do que o próprio presidente.
O recordista foi Paulo Teixeira, com 71 entrevistas, seguido por Wellington Dias, com 67. Também superaram Lula:
Silvio Costa Filho: 55;
Marina Silva: 50;
Fernando Haddad: 41;
Rui Costa: 39.