Imortal da academia foi escritor, advogado, filósofo e pecuarista, cuja obra é considerada fundamental para a preservação da memória histórica e cultural do Pantanal

A ASL (Academia Sul-Mato-Grossense de Letras) se prepara para uma noite de imersão cultural nesta quinta-feira (28), a partir das 19h30. O evento, com entrada gratuita, celebrará o legado de Abílio de Barros, imortal da instituição, e contará com a participação de diversos artistas e músicos.
A Roda Acadêmica deste mês será dedicada a Abílio de Barros, escritor, advogado, filósofo e pecuarista, cuja obra é considerada fundamental para a preservação da memória histórica e cultural do Pantanal. Autor de crônicas e memórias com um estilo direto e humano, Abílio de Barros ocupou a cadeira 32 da ASL e deixou um legado de sensibilidade e compromisso com a cultura regional.
A apresentação sobre a vida e obra do saudoso escritor ficará a cargo dos acadêmicos Américo Calheiros, Marisa Serrano e Raquel Naveira, que se aprofundaram em sua trajetória para o evento.
Arte e música
Além da homenagem literária, a noite será enriquecida por outras formas de expressão artística. Nas artes visuais, o projeto “Arte na Academia”, realizado pela Confraria Sociartista, contará com a produção ao vivo das artistas Adelaide Barbosa Martins e Ana Oiticica.
Já na música, o evento abre espaço para o projeto Movimento Concerto, uma parceria entre a ASL e a UFMS, trará a performance do violonista Rafael Salgado. Doutor e mestre em música, Rafael é técnico-músico da UFMS e integra o quarteto de violões Toccata e o duo Entrecordes, explorando tanto o repertório clássico quanto novas composições contemporâneas.
O evento acontecerá no auditório da ASL, localizado na Avenida 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco.