Escolas de tempo integral testam ensino sem prova ou lição de casa

Sem provas ou tarefas, o novo método de ensino proposto por duas unidades estaduais de ensino em Campo Grande, conquistou a confiança dos pais e alunos.

Aprender Geografia nas aulas de informática, participar de dinâmicas de grupo para falar sobre família, discutir deveres e direitos (além das punições e proibições) e escolher o que o estudar, são estratégias presentes no dia a dia dos alunos da Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha, no Jardim Tarumã, na periferia da Capital.

Os 186 estudantes que participam do projeto piloto de ensino integral da SED (Secretaria de Estado de Educação) – considerado inovador em Grosso do Sul –, recebem atenção, estímulos e incentivo em diversas áreas. O foco é aprendizagem e não somente o ensino, e por isso a forma de transmitir conhecimento mudou.

“Não tem provas, nem tarefas”, respondeu rapidamente o aluno Sidhartha Hasta, 15 anos, que cursa o segundo ano do Ensino Médio e está na escola desde o ano passado, quando questionado qual a melhor mudança com o método.

Mas a ausência de provas não quer dizer que não existe avaliação, pelo contrário, ela é feita diariamente e de diversas formas. “Todas as atividades, mesmo as lúdicas, são avaliadas. Porém não é mais baseado apenas na prova, que deixou de ser a única ferramenta para comprovar e avaliar o aprendizado”, explicou a diretora da escola, Leninha Viveiros.