Estado contabilizou 19º feminicídio em 2025

Entre feminicídio e afogamento, MS registra cinco mortes no fim de semana
Estado contabilizou 19º feminicídio em 2025 / Foto: Reprodução, Redes Sociais

Mato Grosso do Sul registrou quatro mortes violentas no último fim de semana. Entre sexta-feira (25) e domingo (27), foram dois homicídios, um feminicídio, um afogamento e um acidente de trânsito.

De 1º de janeiro a 21 de julho de 2025, o Estado já registrou 234 homicídios dolosos, de acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Quanto aos feminicídios, foram 19 casos desde o início do ano.

Enteado mata padrasto em Campo Grande
Na noite de sexta-feira (25), Itamar de Lima Cristaldo Junior, de 38 anos, morreu após ser esfaqueado 17 vezes durante uma briga com o enteado no bairro Nova Lima, região norte de Campo Grande. A vítima e o autor se desentenderam em casa e entraram em luta corporal. 

O padrasto teria ido ao carro e voltado com uma faca. O desentendimento continuou, e o homem foi desarmado pelo enteado.

Durante a briga, a vítima foi esfaqueada pelo enteado. Em seguida, o suspeito fugiu levando a faca utilizada para matar o padrasto. A Polícia Militar foi acionada e chamou o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou o óbito no local do crime.

Vizinhos relataram ao Jornal Midiamax que Itamar e a esposa moravam na residência há cerca de oito meses, mas há dois meses o jovem passou a residir com eles. Como o jovem não trabalhava e seria usuário de drogas, isso gerava briga entre ele e o padrasto.

Após o crime, os moradores relataram que ficaram assustados e, logo, ouviram o enteado gritando pelas ruas. “Matei, matei”, teria gritado o jovem. Além disso, eles ouviram a esposa de Itamar gritando, pedindo socorro, dentro do imóvel.

Conforme informações obtidas pelo Jornal Midiamax, Itamar era açougueiro e, por isso, tinha a faca dentro do veículo.

Mulher é morta pelo irmão em Naviraí
Juliete Vieira, de 35 anos, foi morta também na noite de sexta-feira com uma facada no pescoço desferida pelo irmão Edivaldo Vieira, 41 anos, em Naviraí, cidade no sul do Estado, a 342 km de Campo Grande.

Edivaldo, Juliete e um idoso de 62 anos estavam consumindo bebidas alcoólicas quando uma discussão entre os irmãos terminou de forma violenta.

Juliete caiu ao chão e perdeu muito sangue após ser atingida no pescoço. O idoso, ao tentar defendê-la, sofreu ferimentos no nariz, no rosto, nos braços e nas mãos.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas Juliete já estava sem vida. A Polícia Militar encontrou Edivaldo sentado em frente à residência.

Em depoimento na delegacia, Edivaldo declarou que morreu durante uma brincadeira de luta. Os irmãos e o idoso estavam bebendo e fazendo churrasco.

Ele foi até a cozinha para cortar carne quando Juliete chegou por trás. Quando ela se aproximou, ocorreu o acidente de Edivaldo passar a faca na irmã que morreu na residência antes da chegada do socorro.

Em relação ao idoso machucado, Edivaldo disse que não o agrediu e que ele caiu no chão e acabou batendo com o rosto provocando os machucados.

Jovem é decapitado e eviscerado em Paranhos
No domingo, um jovem identificado como Ezequiel Gonales Sanauria Pires, de 20 anos, foi decapitado e eviscerado (ou seja, teve órgãos removidos) na aldeia Pirajuí, em Paranhos, cidade no sul de Mato Grosso do Sul, a 448 km de Campo Grande.

O corpo da vítima apresentava múltiplas lesões e sinais evidentes de violência física, decapitação e órgãos retirados, com indícios de que o rapaz tenha sido submetido à sessão de tortura antes da morte.

Diligências preliminares foram iniciadas visando apurar a autoria, circunstâncias e motivação do crime. O corpo foi encaminhado para a URPI (Unidade Regional de Perícia e Identificação) de Amambai para exame necroscópico.

Jovem é encontrado morto quatro dias após sumir em rio
Rafael Nogueira de Souza, de 24 anos, foi encontrado morto na manhã de domingo (27) após desaparecer nas águas do Rio Verde, em Água Clara, cidade no leste de Mato Grosso do Sul, a 181 km de Campo Grande. Ele não era visto desde quinta-feira (24).

Rafael desapareceu quando fazia churrasco com um amigo na beira do rio. Em determinado momento, ele decidiu entrar nas águas e foi levado pela correnteza.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas na madrugada de sexta. O corpo foi encontrado após quatro dias.

Idoso morre após acidente em Campo Grande
No fim da tarde de domingo, um idoso de 68 anos, identificado como José Antônio Gomes Filho, morreu em um acidente na BR-163, em Campo Grande, na região do Jardim Itamaracá.

Segundo a Polícia Civil, a colisão foi entre uma carreta e uma motocicleta conduzida pelo idoso. Os ocupantes da carreta nada sofreram. O caso será investigado.

Homem com tornozeleira é encontrado morto em Camapuã
Na noite de domingo, um homem ainda não identificado foi encontrado morto com uma facada no peito em Camapuã, cidade no norte de Mato Grosso do Sul, a 129 km de Campo Grande.

A vítima usava tornozeleira eletrônica. A PMMS (Polícia Militar de MS) realizou buscas, mas não encontrou o suspeito do crime. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) esteve no local apenas para constatar o óbito.