Um dos exemplos é uma estudante de São Paulo, que se mudou junto à família em busca de um ensino melhor.
Desde a implantação de escolas públicas com Ensino Médio integral em Mato Grosso do Sul, o projeto tem sido bem avaliado por estudantes e seus familiares, o que tem gerado interesse de alunos de outros estados.
Conforme já divulgado anteriormente pelo Governo do Estado, o avanço do Ensino em Tempo Integral se tornou uma das prioridades nos últimos anos.
Com a formatação da proposta e planejamento realizado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), o trabalho ganhou força e o resultado foi um aumento constante no número de escolas da Rede Estadual de Ensino (REE).
Tal modalidade de ensino é aplicada por meio do Programa Escola da Autoria, criado em 2015, e que chega ao total de 132 escolas em 2022.
Com o sucesso da implantação da modalidade ensino integral, famílias de outros estados têm tido interesse em Mato Grosso do Sul.
Um desses exemplos é o do vendedor Wagner Xavier, de 42 anos, que decidiu se mudar de São Paulo com toda a família, buscando, principalmente, o acesso à educação integral para a família.
“Meu primo que mora em Campo Grande há anos sempre falou dos estudos do filho nesta escola (Estadual Waldemir Barros da Silva)”, contou.
Wagner é pai da jovem Emyly Xavier, 16, aluna do 1º ano do ensino médio do colégio que fica no bairro Moreninhas.
“São Paulo é uma capital muito grande e a atenção não é tanta dentro da sala de aula”, disse o pai de Emyly.
Ensino integral
Conforme informações da SED, alguns fatores costumam moldar o sucesso das escolas estaduais de tempo integral, algo que tem atraído cada vez famílias em meio à preocupação com a formação dos alunos.
Um dos motivos é a rotina com mais de nove horas diárias de atividade escolar, um formato de educação que prepara o jovem para o futuro e um time de professores conselheiros dos estudantes.
Com um currículo que trabalha aptidões individuais e incentiva o protagonismo juvenil, o ensino integral surgiu na rede estadual em 2016, com cinco escolas em Campo Grande, e cresceu 2.460% em seis anos, passando para 128 colégios em todo Estado neste ano.
O formato tem atraído cada vez mais jovens, que se dizem confiantes com as oportunidades que terão pela frente.
“Onde eu estudava antes não tinha toda essa visão (de futuro) que eu tenho agora. Os professores estão sempre com a gente. Mais do que profissionais são nossos amigos e estão sempre nos acolhendo. Eu me sinto feliz de estar aqui tendo todas essas oportunidades”, afirma a paulistana Emyly Xavier.
Saiba
Segundo informações do Governo do Estado, para a implantação das escolas em tempo integral em todo o Mato Grosso do Sul, foram investidos cerca de R$ 700 milhões em reformas parciais e completas em todas as 348 escolas da rede.
Ao todo, foram pelo menos 750 intervenções nos prédios, que também ganharam laboratórios, equipamentos, computadores e materiais de robótica com o recurso financeiro.
O governador Reinaldo Azambuja destaca que a verdadeira transformação da sociedade acontece pela educação. “Por isso ficamos satisfeitos quando entregamos escolas reformadas, ampliadas, equipadas e com ensino integral para nossos alunos, que passam a ter todas as condições para um aprendizado eficiente e de qualidade”, explicou.