Embrapa adequa cinco bancos genéticos a normas internacionais
O Banco de Capsicum (pimentas e pimentões) é um dos pilotos para implantação da gestão de qualidade / Foto: Divulgação/Embrapa

Novo projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá mapear as condições atuais de cinco dos 147 bancos genéticos de plantas de importância para agricultura e alimentação. O objetivo é adequá-los às normas de qualidade internacionais.

O projeto, denominado Implementação e Monitoramento de Sistemas da Qualidade na Vertente Vegetal (QUALIVEG), vai avaliar as coleções de abacaxi e mandioca da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA); caju (Embrapa Agroindústria Tropical – Fortaleza, CE); arroz e feijão (Embrapa Arroz e Feijão – Santo Antônio de Goiás, GO) e Capsicum (Embrapa Hortaliças, DF).

Segundo a coordenadora do Projeto QUALIVEG, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Clarissa Castro, o objetivo da Embrapa a longo prazo é mapear e adequar todas as suas coleções vegetais aos padrões de qualidade internacionais.

Serão avaliados também o Banco Genético da Embrapa, em Brasília, DF, que funciona como uma espécie de backup das coleções vegetais mantidas pela Empresa nas diferentes regiões brasileiras, e a Embrapa Quarentena Vegetal, responsável pela quarentena de todas as plantas que entram no Brasil para fins de pesquisa.

Segundo Clarissa, mesmo que não envolva todos os bancos genéticos mantidos pela Embrapa, o projeto é bastante amplo e desafiador porque abrange condições bastante diferentes de operacionalização, o que impacta diretamente na definição de normas de qualidade. "Para cada um desses ambientes, existem requisitos de qualidade diferentes a serem cumpridas", explica.

Publicações

Segundo Clarissa, a ideia é reunir todos os requisitos e diretrizes relacionados à gestão da qualidade e publicá-los em cartilhas que ficarão à disposição das equipes que trabalham nas coleções vegetais. "Essas cartilhas serão elaboradas em linguagem simples e objetiva, de forma a auxiliá-los em suas atividades e serviços diários", explica.

Antes disso, serão promovidos treinamentos e workshops para a capacitação e qualificação de empregados e colaboradores que exercem atividades nesses locais. Um dos intuitos do QUALIVEG é disseminar essas informações para as outras coleções vegetais da Embrapa.