O treinamento teve início no dia 1º de maio e se encerra nesta sexta-feira (5/5).
A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, de Dourados, passa por um treinamento para obter a certificação como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro, o que ela a equipe para um novo Patamar
O treinamento teve início no dia 1º de maio e se encerra nesta sexta-feira (5/5). Questionado pelo Dourados News, o General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, do CMO (Comando Militar do Oeste), afirmou que o treinamento certifica a capacidade da equipe de atender qualquer situação.
“O treinamento coloca a tropa de Dourados em um nível adequado para cumprir a sua missão, coloca num patamar mais elevado, onde temos prioridade de receber meios e pessoal para cumpri a missão”, disse.
Ainda segundo o General, o objetivo da certificação é atestar o preparo da tropa para o ciclo de prontidão, estando aptas a operar em missões reais de combate convencional, operações de garantia da lei e da ordem e operações interagências.
Nas atividades, o Estado-Maior da Brigada foi avaliado na execução das atividades de planejamento e condução de operações defensivas.
Os militares passaram por uma simulação construtiva, próximas à realidade do combate.
Com as ordens recebidas, operadores e controladores, que trabalham no Centro de Adestramento Sul (CA-Sul), puderam lançar as manobras de suas respectivas unidades no Software e, assim, iniciar a Simulação Construtiva da Operação Aço-Prômpito.
O ciclo da Força de Prontidão é dividido em três fases: a preparação, que ocorreu em fevereiro deste ano, a certificação que acontece nesta semana, e prontidão, sendo que todo esse processo ocorre no período de um ano.
Agora a Brigada Guaicurus se prepara para a próxima fase, que deve acontecer entre 15 e 19 de mio, onde ocorrerá a Simulação Viva, um exercício no terreno com a finalidade de colocar em prática o que foi treinado virtualmente.
Com a conclusão da certificação, a FORPRON da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada estará apta a operar em qualquer parte do Território Nacional, como Força Estratégica do Exército Brasileiro.