Entre as ações, houve apresentação do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e assinaturas de seis contratos com proprietários rurais de Bonito.

Em "agenda verde
Em "agenda verde', produtores rurais assinam contrato para receber por serviços ambientais prestados. / Foto: Anahi Gurgel / Ellen Albuquerque

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou, na manhã desta segunda-feira (06), da abertura da Semana do Meio Ambiente, com extensa programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado domingo, 05 de junho. Entre as ações, houve apresentação do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e assinaturas de seis contratos com proprietários rurais de Bonito.

“Essas assinaturas representam uma grande conquista. São resultado de um trabalho sustentável realizado pelos produtores rurais da região. O PSA é uma recompensa pelas ações de preservação já realizadas em suas propriedades., com responsabilidade e conhecimento técnico', destacou Marcelo Bertoni. 

O PSA é um instrumento financeiro para remunerar produtores rurais, agricultores familiares, assentados, indígenas e quilombolas por serviços ambientais prestados em suas propriedades e que geram benefícios para a sociedade. Ao todo, 42 proprietários rurais sul-mato-grossenses farão parte do PSA, sendo que o repasse para cada um será de até R$ 27 mil.

Durante evento, realizado no auditório do Bioparque Pantanal, houve apresentação das políticas públicas para a sustentabilidade no estado, pelo secretário Jaime Verruck, da Semagro; ações para Regularização Ambiental, pelo diretor-presidente do Imasul, André Borges; apresentação do PSA pelo superintendente da Semagro, Rogério Beretta. A agenda também foi marcada pela instituição do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas.

Na sequencia, o governador Reinaldo Azambuja realizou a entrega de maquinários para gestão, fiscalização e patrulhamento ambiental.    Prevenção a Incêndios – Já no período da tarde, somando à programação da Agenda Carbono Verde.  Semana do Meio Ambiente , o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, participou do ‘Seminário de Iniciativas Descarbonizantes da Agropecuária Brasileira’, que fez parte da Agenda Carbono Verde. 

No evento, Stella recebeu o ‘Manual de Prevenção ao Fogo em Propriedades Rurais’, pelas mãos do secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo. 

Participaram do evento o ministro do Mapa, Marcos Montes, em formato on-line; presencialmente o governador Reinaldo Azambuja, a deputada-federal e ex-ministra do Mapa, Tereza Cristina, o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, secretário da Semagro, Jaime Verruck, o diretor-presidente do Imasul, André Borges, o presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi, entre outras lideranças rurais e políticas.