Meteorologia prevê baixas temperaturas apenas pela manhã e calor à tarde

“Põe casaco, tira casaco” é a expressão usada durante o treinamento repetitivo no filme “Karate Kid”. Contudo, o cenário será uma realidade para o sul-mato-grossense nos próximos dias, já que o frio permanece durante as manhãs e o calor retorna no período da tarde no Estado.
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) será de falta de chuva na primeira quinzena de julho em Mato Grosso do Sul. Além disso, os dias serão de predomínio do sol e variação de nebulosidade. A condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, mantendo o tempo estável em todo o Estado.
A presença do ar seco favorece elevadas amplitudes térmicas, ou seja, grande diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. Logo, há chances da temperatura atingir variações de até 20°C.
Além disso, são esperados baixos índices de umidade relativa do ar, variando entre 20% e 40%, especialmente durante as tardes. Nos próximos 10 dias, não há indicativos de chuva significativa sobre o Estado.
Efeito cebola
O “efeito cebola” é o termo usado popularmente para descrever a retirada de camadas, que seriam os agasalhos, que uma pessoa veste para sair de casa e retira conforme a elevação das temperaturas.
Entre esta segunda (7) e quinta-feira (10), estão previstas mínimas entre 10 e 13°C e máximas entre 24 e 27°C para as regiões sul, cone-sul e grande Dourados.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas devem variar entre 13 e 18°C e as máximas entre 28-31°C. Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 10 e 15°C e
máximas entre 26 e 30°C.
Em Campo Grande são previstas mínimas entre 15 e 17°C e máximas entre 25 e 27°C. Os ventos atuam do quadrante leste com valores entre 30 e 50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.
Sem chuvas
Os modelos analisados pelo Cemtec indicam que até o dia 22 de julho é esperado baixo volume de chuvas, com pancadas isoladas de acumulados de até 15 milímetros, principalmente na região sudeste do Estado. Os modelos indicam que entraremos em um período de estiagem, pelo menos nesta primeira quinzena de julho.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade do ar oscila entre 20 e 30%. Logo, a condição favorece o risco de incêndios florestais e à saúde. Portanto, a principal recomendação para o sul-mato-grossense é reforçar a hidratação.