Desmotivado? Saiba quando é hora de pedir demissão
/ Foto: Ilustração

Reconhecer que a situação no ambiente de trabalho não é das melhores pode ser difícil. Mas se só de pensar na rotina dentro do ambiente corporativo você já sente desânimo e a ideia de pedir demissão passa constantemente pela sua cabeça, talvez concretizar o plano de mudar de emprego deva ser a primeira resolução para este 2015.

O site About Careers elaborou uma lista de situações que podem ajudar na hora de decidir se, de fato, a situação no trabalho já passou dos limites. Lembrando que a maioria das pessoas não pode sair do emprego logo que toma a decisão, mas, em alguns casos, adiar demais a demissão pode, inclusive, atrapalhar o desempenho do profissional e, consequentemente, suas chances de arrumar um emprego melhor.

É possível impedir que cenários como este se concretizem se o empregado reconhecer quando seu trabalho já chegou ao ponto do insustentável. Veja abaixo alguns sinais que precisam de atenção na hora de definir quando pedir demissão.

1. Você pensa em encontrar um novo emprego o tempo todo. Se você estiver remoendo a ideia de deixar o seu trabalho, é provável que a insatisfação esteja acontecendo por algum bom motivo. Se o seu incômodo com o trabalho em si, seus colegas ou o seu chefe estão constantemente em sua mente, é hora de começar a procurar emprego.

2. Você se encontra frequentemente fantasiando sobre aposentadoria. Você passa o dia inteiro sonhando com a aposentadoria, o cálculo dos anos, meses e dias? Não gaste sua vida profissional em modo de contagem regressiva. Ao invés disso, use este sentimento como motivador para encontrar uma ocupação que seja emocionalmente e profissionalmente gratificante.

3. Suas conversas foram dominadas pelas queixas sobre o seu dia de trabalho. Se todas as conversas do jantar começam e terminam com um comentário negativo sobre o seu dia de trabalho, talvez seja hora de encontrar uma ocupação que vai incitar não as reclamações, mas a discussão produtiva sobre seus desafios profissionais, lições aprendidas e os destaques do dia.

4. Você teme segundas-feiras. É normal sentir uma preguicinha de manhã, mas você não deveria sentir medo ou ansiedade exacerbada quando é hora de trabalhar, destaca a publicação.

5. Você é pouco produtivo no trabalho, falta paixão e está entediado com frequência. Se você está verificando o Facebook a cada dez minutos, constantemente entrando no YouTube ou entediado com cada tarefa, um emprego mais estimulante pode ser a solução.