Laudo confirmou a presença da bactéria.
Criança de 8 anos morreu após contrair meningite na cidade de Diadema, em São Paulo. O laudo confirmando a presença da bactéria foi emitido pelo Instituto Adolfo Lutz na última segunda-feira (13).
A criança era aluna da rede municipal de ensino da cidade. Em nota, a prefeitura de Diadema lamentou a morte: "A Prefeitura de Diadema se solidariza com a família do estudante que faleceu em consequência de meningite".
Ainda segundo a prefeitura, foram adotados protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de reforçar a necessidade de vacinação das crianças. "De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, foi realizada, nesta terça-feira (14), quimioprofilaxia nos estudantes da mesma sala de aula.'
Além disso, a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) solicitou que fossem apresentadas as carteiras de vacinação, para verificar se há atraso no esquema vacinal e, nesse caso, para atualização. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Diadema ainda conversou com todos os funcionários, pais e alunos presentes na escola, para orientação e esclarecimento de dúvidas.
Segundo números da Secretaria Municipal de Saúde, entre janeiro e setembro de 2023, foram registrados 55 casos de meningite na cidade de Diadema.