Com influência da Geórgia, a cidade de Artvin une atrações.

Conheça atrações históricas e cenários exuberantes da Turquia
Os rios e o clima ameno da cidade de Artvin são propícios para a prática de rafting. / Foto: Divulgação

Parte da região do Mar Negro, a cidade de Artvin, na Turquia, pode não ser tão conhecida pelos brasileiros, mas tem segredos que encantam quem procura um pouco de história e paisagens exuberantes. O país, inclusive, está na rota dos turistas, com cerca de 40 milhões de visitantes todos os anos. 

O caminho até Artvin é sinuoso, no meio de uma montagem, e ao pé do talude há um castelo do século 16 em ruínas. A cidade ainda tem belas casas turcas antigas, típicas da região. O clima local é ameno e ideal para a prática de rafting. 

Durante a Idade Média, a área de Artvin ficou sob a soberania da Geórgia. Suas estradas maravilhosamente cênicas levam às igrejas e assentamentos em ruínas que são um legado deste período. Os mais bem preservados estão em Barhal, onde também é possível realizar os melhores passeios a cavalo do condado.

IGREJAS

Igrejas e assentamentos georgianos estão perto de Yusufeli, que também oferece oportunidades para os amantes da natureza, como caminhadas a uma altura de 4 mil metros. A leste de Artvin fica a antiga capital da Geórgia, Ardanuç, com seu famoso castelo com vista para o maior desfiladeiro da região.

A alguns quilômetros do local há uma vila alpina cercada por prados de flores silvestres, borboletas, riachos e chalés pitorescos. 

A força feminina da cidade aparece em uma organização local de mulheres em que foi estabelecido um centro de treinamento para tecer lã, na tentativa de manter vivas as tradições nativas de tapetes e kilim.

PARQUE

O Parque Nacional de Hatila Valley, com cerca de 170 quilômetros quadrados, fica a 10 km de Artvin, na confluência do Rio Çoruh e do córrego Hatila. Cânions com penhascos e declives verticais podem ser vistos em todo o parque. Neste parque nacional, as floras do Mediterrâneo e do Mar Negro florescem junto de uma fauna selvagem de ursos, veados, lobos, raposas e águias. Colmeias especiais que ficam em cima de palafitas de madeira abrigam as abelhas do parque, que produzem o famoso mel regional.

O Parque Nacional Karagöl-Sahara inclui o lago alpino Karagöl e o planalto do Saara. É possível viajar para o lago por Velikoy, outra vila turística do local. O lago é cercado por uma variedade de instalações de pinho e espaços para piquenique. O planalto do Saara tem fontes minerais frescas que se acredita terem poderes curativos.

GASTRONOMIA

A Turquia tem uma culinária rica, que começa desde os pãezinhos, como o simit – fofinho e com uma camada de gergelim – e o börek, um pão de massa folheada. Os doces também são famosos, entre eles o baklava e o kadayif, que são folheados e misturados no mel. 

Um dos destaques é o sorvete da Turquia, que tem uma consistência mais firme e é feito com leite de cabra.