Durante a solenidade, várias personalidades receberam o “Diploma Amigo da Brigada”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em parceria com o Exército Brasileiro.

Com solenidade, Brigada Guaicurus comemora 75 anos de criação
Tropa durante a solenidade. / Foto: Fabiana Oliveira / Dourados News

Na manhã desta sexta-feira (2), 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou a formatura em comemoração aos 75 anos de criação da Brigada Guaicurus de Dourados, “Jubileu de Brilhante”, ou seja, sete décadas e meia com atuação constante na segurança em Mato Grosso do Sul.

Durante a solenidade, várias personalidades receberam o “Diploma Amigo da Brigada”, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em parceria com o Exército Brasileiro.

Em 15 de dezembro de 2023, foi oficializada a troca de comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus. Desde então, o General Abelardo Prisco de Souza Neto assumiu o posto.

Natural de Jundiaí (SP), o General Prisco tem um vasto currículo no Exército Brasileiro e já esteve em terras sul-mato-grossenses em 2016 e 2017, quando comandou o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Ponta Porã, além de ter atuado em missões em Dourados no ano de 2021.

Durante a comemoração, ele destacou que, apesar de ter assumido recentemente o comando, está feliz e orgulho em estar a frente da 4ª Brigada, uma prioridade do Exército.

O General reforçou a importância do trabalho executado em Dourados, “tenho que estar com a minha tropa em condições de responder às exigências do Exército, quer sejam elas para defesa externa, da soberania, em operações de faixa de fronteira ou numa movimentação interna”.

Além disso, Prisco enfatizou “meu desafio é estar em condições de corresponder as exigências do Exército para essa tropa, que é operacional, mecanizada e da faixa de fronteira”.