O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que sete cidades pontuaram valores baixos consideráveis.

Cidades de Mato Grosso do Sul registram menores temperaturas do país
Frio em Mato Grosso do Sul. / Foto: Arquivo / Midiamax

Mato Grosso do Sul registrou recorde de temperaturas geladas. Nas últimas 24h, cidades marcaram menores mínimas do país, perdendo ranking apenas para o Rio Grande do Sul, acostumado com frio neste período.

O monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica que sete cidades pontuaram valores baixos consideráveis. Lidera a lista a cidade de Jaraguão, no RS, com 3.7°C, em seguia está Bom Jardim da Serra (4.1°C), Bom Jesus (4.2°C), em Santa Catarina e Santa Vitória do Palmar (4.7°C).

Sem chuvas
Conforme a meteorologista Helena Turon Balbino, do Inmet, as chuvas se afastam do Estado por conta da retaguarda de ar seco e frio de alta pressão, que promove a descida do ar, o que dificulta a formação de nuvens.

 
 
"O ar mais seco aumenta a amplitude térmica, diferença entre as temperaturas mínimas e máximas do dia. A temperatura mínima diminui porque a superfície fica mais fria, pois a umidade, especialmente as nuvens, na atmosfera retém mais o calor. A temperatura máxima aumente porque sem nuvens a temperatura aumenta rapidamente com o sol".

A condição reforça alerta, já que o ar seco promove o ressecamento da pele e das mucosas dos olhos e do aparelho respiratório gerando, entre outros fatores, dificuldade para filtrar a poluição.