Em Santa Catarina, alguns municípios mais ao Norte já começaram a sentir os reflexos do sistema.
A influência de um ciclone extratropical causou destelhamentos e queda de estruturas no Litoral do Rio Grande do Sul. Em imagens publicadas em rede social, é possível ver telhados parcialmente arrancados e partes de estruturas metálicas ou de cobertura retorcidas pelo vento, além de destroços espalhados pelo chão.
Na faixa costeira e no entorno da Lagoa dos Patos, o vento pode chegar a 100 km/h a 120 km/h ou mais, especialmente na quarta-feira (10), quando o sistema estará mais intenso junto ao litoral.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu avisos sucessivos para instabilidades com raios e eventual queda de granizo nas regiões central, Vales, Serra e em áreas próximas da Região Metropolitana de Porto Alegre, recomendando que a população evite áreas de risco e busque abrigo seguro durante temporais.
Em Santa Catarina, alguns municípios mais ao Norte já começaram a sentir os reflexos do ciclone por meio de alagamentos. Impulsionado por um sistema de baixa pressão que altera o tempo em diversas regiões, o fenômeno eleva o risco de chuvas intensas, tempestades e transtornos até quarta-feira (10).